16/06/2020

Comunicado - Secretaria Municipal de Saúde de Chalé

17/03/2020

Prezados munícipes de Chalé

Diante do cenário de pandemia por coronavírus (COVID 19), a Secretaria Municipal de Saúde Chalé e a Coordenadoria de Vigilância em Saúde municipal orientam:

* Suspender por tempo indeterminado os eventos em ambientes fechados.

* Evitar atividades físicas em ambientes fechados.

* Fazer uso das medidas básicas de prevenção: lavagem das mãos, uso de álcool gel.

* Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz utilizando o cotovelo ou lenço descartável.

* Evite de usar as mãos. E se usar, lembre de lavar bem as mãos com água e sabão.

* Se usar lenço descartável, jogue fora imediatamente, lave bem as mãos.

* Evite ficar em contato próximo com pessoas com febre e tosse. Procure o serviço médico se apresentar tosse, febre e dificuldades de respirar.

* Casos suspeitos da infecção pelo coronavírus, ficar em isolamento domiciliar com uso de máscara cirúrgica e comunicar os profissionais de saúde do município.

* Idosos, gestantes e portadores de doenças  crônicas evitarem sairem de seus domicílios.

* Buscar atendimento médico somente em casos de urgência, evitando aglomerações e contatos com outras doenças.

* Realizar limpezas de superfícies ( bancadas, balções, corremão, etc) com alcool 70%.

* Evitar viajar para outros municipios, estados e países.

No momento, não há recomendações para uso de máscaras para população em geral.

Adm.2017-2020