Estudantes de Chalé no JEMG 2017 (Jogos Escolares de Minas Gerais)

08/06/2017

O Prefeito Municipal Sr. Carlos Rodrigues da Silva, a Secretária de Educação Sra. Roberta Bitencourt Bertani, o Secretário de Esportes Sr. Ronis de Oliveira Sales e os demais Professores do Município participaram da Abertura do JEMG 2017 na cidade de Manhumirim dando total apoio aos alunos de Chalé nesta etapa que é o maior e o mais importante Programa esportivo-social de Minas Gerais e faz parte do Programa Estruturador do Governo do Estado. É uma competição esportiva-educacional, podendo participar as escolas públicas e particulares com alunos-atletas do ensino fundamental e médio, dos 853 municípios. Os Jogos acontecem em quatro etapas, em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos (nascidos em 2005, 2004 e 2003) e o Módulo II, de 15 a 17 anos (nascidos em 2002, 2001 e 2000). As modalidades disponíveis no JEMG/2017 são: atletismo, atletismo PCD, badminton, basquete, bocha, ciclismo, flag football, futsal, futebol de 5 (masculino), futebol de 7 (masculino), ginástica artística, ginástica rítmica (feminino), ginástica de trampolim, goalball, handebol, judô, judô PCD, luta olímpica, natação, natação PCD, parabadminton, peteca, rugby, skate, tênis de mesa, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas, voleibol, voleibol de praia, voleibol sentado e xadrez, nos naipes masculino e feminino. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração. Os Números dos Jogos: Mais de 160 mil alunos, 8 mil professores, 16 mil profissionais envolvidos, 3 mil empregos diretos, 8 mil indiretos. Cerca de 500 mil espectadores. As etapas do JEMG: A primeira etapa é a municipal e os primeiros lugares de cada modalidade, nos dois módulos, seguem para a segunda etapa, a microrregional. O Estado é dividido em 47 microrregiões e cada Superintendência Regional de Ensino − SRE, ligada à Secretaria de Estado de Educação, auxilia no andamento dos Jogos. Os primeiros lugares das modalidades coletivas e os 4 primeiros colocados do xadrez levam os alunos-atletas para a 3ª etapa, denominada etapa regional. A etapa regional acontece em 6 municípios do Estado, com as competições de basquete, futsal, handebol, peteca, voleibol, vôlei de praia e xadrez. A 4ª etapa é a estadual e acontece em dois períodos. Nela disputam os campeões das 6 regionais (modalidades coletivas, peteca, vôlei de praia e xadrez), incluindo as modalidades de atletismo, badminton, ciclismo, flag football, ginástica artística, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, judô, luta olímpica, natação, rugby, skate e tênis de mesa. Nesta etapa também são realizadas as competições das modalidades paralímpicas: bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô PCD, natação PCD, parabadminton, tênis de mesa PCD, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado. As modalidades de flag football, parabadminton, rugby e skate acontecem em caráter de demonstração.

Dados: http://jogosescolares.esportes.mg.gov.br/jemg/

FOTO: 1ª Dama Sra. Nailda; Prefeito do Município de Chalé Sr. Carlos Rodrigues; Secretária de Educação do Município de Chalé Sra. Roberta Bertani; Professor Sr. Júnior; Professor  Sr. Bruno; Secretário de Esportes do Município de Chalé Sr. Ronis e Alunos das Escolas de Chalé.

FOTO: Vereador de Manhumirim Sr. Jésus Aguiar; Prefeito de Manhumirim Sr. Luciano Machado; Secretária de Educação de Chalé Sra. Roberta Bertani; Prefeito de Chalé Sr. Carlos Rodrigues e Prefeito de São João do Manhuaçu Sr. Sérgio Camilo.

Servidora Pública Sra. Iara; Secretário de Esportes Sr. Ronis e Alunas do Time de Futsal Feminino

Secretário de Esportes Ronis e Alunas do Time de Futsal Feminino

Professor Júnior e Alunas do Time de Futsal Feminino

Secretário de Esportes Ronis, Professor Júnior e Alunos do Time de Futsal Masculino