Please reload

Posts Recentes

Equipe ESF- Saúde para todos em Palestra no Distrito de Água Limpa

03/12/2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

Curso de Recuperação e Proteção de Nascentes

Foi ofertado à população Chaleense pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Chalé em parceria com o Senar Minas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Chalé e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Engenheiro Ambiental do Município,  também com o apoio do Sicoob Credicaf, o Curso de Recuperação e Proteção de Nascentes  realizado nos dias 11, 12 e 13 de setembro do ano de 2017, de 08h00 ás 12h00 e de 14h00 ás 16h00, sendo este Ministrado pela Instrutora Gracielle,  na nascente localizada na propriedade do Sr. Batista Ramalho no Córrego São Bento, perto da Estação de Tratamento de Água da cidade de Chalé. 

 

Essa Nascente é uma das que abastece o Município de Chalé, e tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez vemos a necessidade deste curso em capacitar os produtores interessados a aplicar técnicas simples, econômicas e de alto benefício ambiental em nascentes visando restituir a vazão das mesmas.

 

O pré-requisito para escolha desta nascente para realização do evento é de que a mesma esteja ainda correndo pelo menos um pouco de água (mesmo que bem pouquinho). As atividades ministradas no curso foram teóricas e práticas e boa parte dessa desenvolvida no campo, abordando seguintes temas: Descrição do Ciclo Hidrológico; Conceito de Nascentes; Descrição do Trabalho de Recuperação de Nascentes; Informações Sobre Normas Ambientais; Análise do Ambiente; Realização da Intervenção Positiva na Nascente; Construção do Ponto de Captação; Delimitação da Área de Proteção da Nascente. 

 

A Prefeitura Municipal e a Secretaria de Meio Ambiente do Município parabeniza a todos os envolvidos neste curso que foi de extrema importância para a nossa cidade, a qual busca preservar o meio ambiente de todas as formas sempre em busca de qualificação e melhores condições de vida para toda população, pois a preservação de nossas nascentes garantem a proteção de nossas vidas. Água é vida!