História do Município de Chalé


A região hoje denominada Vertente Ocidental do Caparaó, na qual está incrustado o município, teve seu desbravamento pelo homem branco, geralmente, oriundo do litoral. Partes da região eram habitadas por aborígenes dispersos pelos colonizadores em jornadas encetadas durante o correr dos séculos XVIII e XIX. Relativamente ao território chaleense, apenas por volta de 1891, começava a ser habitado, quando as famílias de João Ambrósio Ribeiro, José Ambrósio Ribeiro e Manoel Ferreira Brandão, aportaram ao local, fundando um aglomerado com o nome de São Domingos, às margens do rio da mesma denominação.
 

A ocupação e o povoamento do território municipal aconteceram com a vinda de novos agricultores uma vez que a fertilidade do solo, propício à implantação de lavouras e pastoreio do gado, abria oportunidade àqueles que se dedicassem a trabalhar a terra. Ligadas aos fundadores, as famílias de Manoel e Antônio Felisberto Pereira Alvim, José Maria Gomes Júnior, Cel. Francisco Januário Gomes e Manoel de Aquino Xavier, todo a agricultores, deram seqüência ao progresso do lugar.
 

O topônimo, Chalé, originou-se da primeira moradia permanente construída na localidade que era um ″chalé″, de estilo suiço, próximo à margem do Rio São Domingos, junto à foz do Córrego da Turma.

 

Distritos

  •     Penha do Coco

  •     Professor Sperber

  •     Água Limpa

Etimologia

O topônimo deve-se à existência de um chalé de madeira no povoado em 1929. A palavra vem do francês chalet.

Fonte: Wikipédia

Símbolos

Brasão do Município de Chalé
Bandeira do Município de Chalé
Telefones de Contato Prefeitura Municipal de Chalé

Av. Cel. José Maria Gomes, 139 - Centro
Chalé - MG
36.985-000

(33) 3345-1208
(33) 3345-1374
Segunda à Sexta: 8:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00